top of page

Exercício Físico e a Covid-19

O covid-19 trouxe-nos um desafio muito grande à nossa vida, ao nosso bem estar, e é neste momento que compreendemos o quão importante é o nosso sistema imunitário estar forte. A prática regular de exercício físico, demonstrou melhorias acentuadas nas respostas imunitárias à vacinação, diminuindo inflamações crónicas de baixo grau e melhorando diferentes marcadores em indivíduos com diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, cancro, entre outras patologias.

O exercício ajuda o nosso organismo a produzir mais células T (células do sistema imunitário pertencentes ao grupo de glóbulos brancos) reforçando a capacidade de resposta do sistema imunitário. O exercício também promove a libertação de outras proteínas que ajudam a manter a nossa imunidade, como as citocinas.

Além de ter um efeito positivo no sistema imunitário, o exercício físico também é conhecido por contrariar os efeitos negativos do stress relativamente à imunidade.

Existe também a libertação de hormonas, as chamadas hormonas da felicidade, que promovem a sensação de bem-estar, reduzindo os níveis de stress e ansiedade. As endorfinas, ajudam também a aliviar a dor ou a induzir sensações de prazer ou euforia. Dado a fase desafiante em que a nossa vida se encontra, no combate a esta pandemia que nos vai acompanha ainda durante algum tempo, deve tornar o exercício físico um dos seus grandes aliados do seu dia-a-dia!

Mantenha-se ativo!!


4 visualizações0 comentário
bottom of page